SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Confronting and resilient processes in patients with chronic kidney disease on hemodialysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

ZANCAN, Natália et al. Histórico de violência e Transtornos de Estresse Extremo Não-Especificados (DESNOS) em mulheres. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.2, pp. 685-705. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.14.

Ser vítima de diferentes formas de violência durante a vida pode estar associado ao comprometimento da saúde mental. Desta forma, o presente estudo objetiva: a) Verificar a presença e a frequência de maus-tratos na infância em mulheres que sofreram violência perpetrada pelo parceiro íntimo; b) Avaliar a presença de sintomas e diagnóstico de Transtornos de Estresse Extremo Não-Especificado (DESNOS); c) Investigar a relação entre maus-tratos na infância, violência por parceiro íntimo e sintomas de DESNOS; d) Verificar se mulheres que relataram maiores índices de exposição a maus-tratos na infância apresentam níveis mais altos de gravidade sintomatológica de DESNOS em comparação àquelas que afirmaram terem vivenciado menores índices de exposição. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, correlacional, comparativo e transversal. Participaram 52 mulheres com média de idade de 33,15 anos (DP = 9,97). Os instrumentos aplicados foram: a) Ficha de dados sociodemográficos; b) Questionário sobre Traumas na Infância (CTQ); c) Escala Tática de Conflito Revisada (CTS2); d) Entrevista Estruturada para Transtornos de Estresse Extremo (SIDES-R). Os resultados indicaram que todas as participantes foram vítimas de alguma forma de maus-tratos na infância. Foi possível identificar que 31% da amostra atendeu aos critérios diagnósticos para DESNOS. No entanto, nenhuma das dimensões do histórico de maus-tratos na infância e das agressões perpetradas pelo parceiro íntimo associaram-se à gravidade sintomatológica ou ao diagnóstico de DESNOS. Estudos futuros devem investigar as relações do histórico de violência vivenciadas pelas vítimas e o desenvolvimento de DESNOS.

Keywords : maus-tratos na infância; violência contra a mulher; DESNOS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License