SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Intervenções cognitivo-comportamentais com homens autores de violência contra a mulher: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CANCIAN, Ana Carolina Maciel; SOUZA, Lucas Schuster de  e  OLIVEIRA, Margareht da Silva. Análise qualitativa de uma intervenção adaptada de treinamento de habilidades da terapia comportamental dialética para mulheres com obesidade. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 707-727. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.01.

O presente estudo tem como objetivo explorar as percepções sobre a experiência de participar em uma intervenção adaptada do Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (TCD). Três participantes com obesidade de um grupo de intervenção concordaram em responder uma entrevista semiestruturada dois meses após o término do grupo. A entrevista semiestruturada focou em três áreas: (1) experiência de participar em um protocolo adaptado da TCD; (2) impacto do tratamento; (3) aspectos que ajudaram ou não ajudaram. As entrevistas foram transcritas e uma análise temática foi conduzida por três juízes independentes para avaliar os efeitos do treinamento na amostra. Os resultados da análise temática estão divididos em três domínios: experiência no grupo, efeitos percebidos e habilidades. As participantes perceberam impactos do treinamento no ambiente interpessoal e mudanças pessoais no autocontrole, visão dialética, autoconsciência e atenção ao contexto da alimentação. A experiência de compartilhar em grupo foi percebida como validante, porém as participantes também referiram ansiedade no grupo, especialmente em relação a aprendizagem das habilidades. Recomendações para a condução de grupos de Treinamento de Habilidades são discutidas.

Palavras-chave : Terapia Comportamental Dialética; Estudo Qualitativo; Obesidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License