SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Análise qualitativa de uma intervenção adaptada de treinamento de habilidades da terapia comportamental dialética para mulheres com obesidadeO impacto emocional de se tornar irmão pela adoção: um estudo de caso coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MOURA, Julliane Quevedo de; FERMANN, Ilana Luiz  e  CORREA, Andriza Saraiva. Intervenções cognitivo-comportamentais com homens autores de violência contra a mulher: revisão integrativa da literatura. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 728-750. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.02.

Intervenções com homens autores de violência contra a mulher tornam-se fundamentais para o enfrentamento do fenômeno. Contudo, a avaliação, o monitoramento e a sistematização dessas intervenções são controversos. Este estudo visa analisar a literatura publicada referente às intervenções cognitivo-comportamentais utilizadas com homens autores de violência. Para o efeito, realizou-se uma revisão integrativa de artigos publicados entre 2000-2017, nas bases de dados Scielo, BVS e Scopus. Como resultado, foram selecionados treze estudos que cumpriram os critérios de inclusão definidos, divididos entre publicações do Brasil, Canadá, Espanha e EUA. As intervenções cognitivo-comportamentais identificadas revelaram-se promissoras na redução de comportamentos violentos, bem como possíveis agentes reestruturadores de crenças estereotipadas de gênero e facilitadores de engajamento motivacional na adesão à intervenção.

Palavras-chave : Violência; Homem autor de violência; Intervenção cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License