SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Intervenções cognitivo-comportamentais com homens autores de violência contra a mulher: revisão integrativa da literaturaSintomas de ansiedade em pacientes pré-cirurgia bariátrica: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

RODRIGUES, Ana Clara Fusaro  e  HUEB, Martha Franco Diniz. O impacto emocional de se tornar irmão pela adoção: um estudo de caso coletivo. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 751-778. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.03.

Os arranjos familiares mistos, constituídos pela parentalidade consanguínea e adotiva, não são raros e requerem atenção dos investigadores do campo da Psicologia. Este estudo teve por objetivo verificar o impacto emocional da adoção para filhos consanguíneos de arranjos familiares mistos, a partir de um estudo de caso coletivo. Nesse sentido, participaram do estudo três mães e seus filhos consanguíneos, até então filhos únicos, que se tornaram irmãos por meio da adoção. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com as mães e do procedimento Desenho-Estória Temático (DE-T) com os filhos, com os temas: "Desenhe o que uma criança sente com a chegada de um irmão já crescido" e "Desenhe a sua família". A análise de conteúdo temática foi sustentada pelo marco teórico e metodológico da psicanálise, e as unidades de produção do DE-T, compreendidas por meio da livre inspeção do material. Observou-se a ambivalência de sentimentos e pensamentos dos irmãos consanguíneos, como notório sentimento de perda de atenção e ciúmes atrelados ao provimento de afeto, proteção e cumplicidade para com os irmãos pela adoção. Destacou-se a importância de preparação e acompanhamento dos filhos já existentes na família antes e após a adoção, a fim de observar o processo de vinculação entre os irmãos.

Palavras-chave : Adoção; Relações fraternas; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License