SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Anxiety symptoms in pre-surgery bariatric patients: a comparative studyThe role of forgiveness in the reconciliation: a qualitative analysis of the repercussions in the remarriage with the ex-spouse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

VITAL, Luísa; PELOSO, Franciele; DORNEL, Ana Luisa  and  CASTRO, Elisa Kern de. Mães com câncer de mama: como percebem a doença?. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 796-821. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.05.

Vivenciar o câncer de mama é uma situação difícil que pode ser potencializada quando a mulher tem filhos pequenos. O câncer pode afetar a relação mãe-filho e gerar impacto negativo nas suas vidas. Nesse sentido, a experiência da doença juntamente com a da maternidade de crianças que dependem do seu cuidado pode impactar a forma como a mulher percebe a sua doença. O objetivo do estudo foi compreender a percepção da doença de mulheres com câncer de mama que têm filhos com até dez anos. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório com seis mulheres que foram entrevistadas nas suas residências sobre a experiência do câncer e da maternidade. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir de categorias a priori baseadas nas dimensões da percepção da doença do modelo de autorregulação em saúde. Os resultados indicaram que a percepção da doença está intimamente atrelada à maternidade, em especial no que diz respeito à representação emocional de deixar o filho órfão. As participantes mencionaram que a doença impactou sua rotina da maternidade, principalmente pela fragilidade física e indisponibilidade para realizar certas atividades com seus filhos. A atribuição da doença a causas genéticas faz com que se preocupem com o futuro da(s) filha(s) mulheres e a prevenção da doença. Contudo, percebem que seus filhos são fonte de força para que consigam enfrentar a doença. Entende-se que tanto a percepção da doença e da maternidade estão indissociáveis na vida dessas mulheres.

Keywords : Câncer de mama; Maternidade; Percepção da doença.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License