SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Mães com câncer de mama: como percebem a doença?Distúrbios psiquiátricos menores e fatores associados em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

LIMEIRA, Maria Ignez Carneiro de Azevedo  e  FERES-CARNEIRO, Terezinha. O papel do perdão na reconciliação: uma análise qualitativa das repercussões no recasamento com o ex-cônjuge. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 822-842. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.06.

O presente estudo, parte de uma investigação mais ampla sobre o recasamento com o ex-cônjuge, tem como objetivo investigar o papel do perdão na reconstrução do relacionamento conjugal com o ex-cônjuge. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados 12 sujeitos independentes, de camadas médias da população do Rio de Janeiro, heterossexuais, casados com o ex-cônjuge, com filhos em comum. Para análise dos resultados utilizou-se o método de análise de conteúdo, na sua vertente categorial, sendo discutida a categoria arrependimento e perdão e suas duas subcategorias: perdoar é preciso e arrepender-se faz a diferença. Constatou-se que o perdão é fundamental para a reconciliação com o ex-cônjuge, pois abre espaço para se justificar e relevar ofensas, sendo, assim, precursor para o bem-estar emocional.

Palavras-chave : Recasamento; Perdão; Reconciliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License