SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3The role of forgiveness in the reconciliation: a qualitative analysis of the repercussions in the remarriage with the ex-spouseBreastfeeding under the eyes of puerperae and the influences of the socio-familial environment in the process of mother-baby bonding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

MONTEIRO, Janine Kieling et al. Distúrbios psiquiátricos menores e fatores associados em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 843-862. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.07.

A profissão docente tende a ser desempenhada em contextos desfavoráveis nos aspectos administrativo, financeiro, ergonômico e social. Tais riscos costumam acarretar prejuízos à saúde dos professores. Este estudo objetivou verificar a prevalência e os fatores associados aos distúrbios psiquiátricos menores (DPM) em docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva e comparativa. Participaram do estudo 740 docentes da rede privada de educação do estado, os quais responderam um questionário online, contendo questões descritivas (dados pessoais e laborais), a Escala de Avaliação do Contexto do Trabalho e o Self-Reporting Questionnaire. Os resultados indicaram uma prevalência de DPM de 55% no grupo estudado. As principais características associadas aos DPM foram: atuar na educação infantil, ter menor carga horária, trabalhar há menos tempo na docência e em mais de uma instituição e pior avaliação do contexto de trabalho. Destaca-se a necessidade de ampliar as políticas públicas e os serviços de promoção de saúde voltados a esses profissionais.

Keywords : Professores; Transtornos Mentais; Saúde do Trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License