SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O papel do perdão na reconciliação: uma análise qualitativa das repercussões no recasamento com o ex-cônjugeA amamentação sob o olhar das puérperas e as influências do meio sociofamiliar no processo de vinculação mãe-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

MONTEIRO, Janine Kieling et al. Distúrbios psiquiátricos menores e fatores associados em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 843-862. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.07.

A profissão docente tende a ser desempenhada em contextos desfavoráveis nos aspectos administrativo, financeiro, ergonômico e social. Tais riscos costumam acarretar prejuízos à saúde dos professores. Este estudo objetivou verificar a prevalência e os fatores associados aos distúrbios psiquiátricos menores (DPM) em docentes do ensino privado do Rio Grande do Sul/Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva e comparativa. Participaram do estudo 740 docentes da rede privada de educação do estado, os quais responderam um questionário online, contendo questões descritivas (dados pessoais e laborais), a Escala de Avaliação do Contexto do Trabalho e o Self-Reporting Questionnaire. Os resultados indicaram uma prevalência de DPM de 55% no grupo estudado. As principais características associadas aos DPM foram: atuar na educação infantil, ter menor carga horária, trabalhar há menos tempo na docência e em mais de uma instituição e pior avaliação do contexto de trabalho. Destaca-se a necessidade de ampliar as políticas públicas e os serviços de promoção de saúde voltados a esses profissionais.

Palavras-chave : Professores; Transtornos Mentais; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License