SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Distúrbios psiquiátricos menores e fatores associados em professores do ensino privado do Rio Grande do Sul/BrasilNão é uma simples conversa: percepção do neonatologista sobre o vínculo mãe-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

PAIXAO, Maria Cileda dos Santos; GOES, Angela Cristina Fagundes; RASO, Aline Del  e  LEAL, Maria Alice Ferreira. A amamentação sob o olhar das puérperas e as influências do meio sociofamiliar no processo de vinculação mãe-bebê. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 863-880. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.08.

A amamentação é um ato que favorece o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, beneficiando a saúde da mulher e do bebê. O estudo objetiva identificar a compreensão das puérperas, admitidas em Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru, acerca da amamentação e dos aspectos sociofamiliares que influenciam nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado mediante entrevistas semiestruturadas, submetidas à técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram aspectos relevantes, relacionados à concepção que as participantes do estudo possuem acerca da amamentação, os sentimentos e sensações envolvidos e, ainda, as implicações do tempo no processo da amamentação, o que resulta no estabelecimento do vínculo mãe-bebê. Ressalta-se que as participantes do estudo demonstraram concepções diversificadas relacionadas à amamentação. Quanto aos sentimentos e às sensações, as puérperas consideram a amamentação como algo bom e importante para o desenvolvimento de seus filhos, considerando o tempo como parte desse processo.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Método Cangur; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License