SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A amamentação sob o olhar das puérperas e as influências do meio sociofamiliar no processo de vinculação mãe-bebêAssociação entre autoavaliação e a análise de informantes sobre sintomas psicopatológicos em uma amostra adulta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

DADALTO, Jessica Gaburro; CUNHA, Ana Cristina Barros da  e  MONTEIRO, Luciana Ferreira. Não é uma simples conversa: percepção do neonatologista sobre o vínculo mãe-bebê. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 881-901. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.09.

Com base na hipótese de que profissionais de saúde podem favorecer o vínculo mãe-bebê em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), nosso objetivo foi investigar percepções de médicos neonatologistas sobre sua prática para discutir se eles percebem seu cuidado assistencial como recurso para o vínculo materno e desenvolvimento infantil. Baseado em um delineamento descritivo qualitativo, o estudo foi conduzido com 16 neonatologistas que trabalhavam na UTIN da Maternidade Escola da UFRJ. Todos foram entrevistados individualmente e seus relatos foram analisados pela metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Observou-se que favorecer o vínculo afetivo mãe-bebê, assim como a transmissão de informações, são atribuições que os neonatologistas reconhecem como sua função. Entretanto, nem todos percebem o vínculo afetivo relacionado ao desenvolvimento infantil futuro, enfocando a relação com a evolução imediata do bebê. Conclui-se como relevante sensibilizar neonatologistas sobre as repercussões de sua assistência para o vínculo mãe-bebê e o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Vínculo mãe bebê; Desenvolvimento infantil; Neonatologista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License