SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Não é uma simples conversa: percepção do neonatologista sobre o vínculo mãe-bebêRiscos psicossociais em um departamento de taquigrafia legislativa federal: uma análise quantitativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

AVILA, Andressa Celente de et al. Associação entre autoavaliação e a análise de informantes sobre sintomas psicopatológicos em uma amostra adulta. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 902-920. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.10.

As escalas de autorrelato se caracterizam pela validade ecológica, viabilidade e facilidade de aplicação. Entretanto, as informações podem estar enviesadas devido aos pacientes terem a tendência a minimizar as respostas sendo, portanto, importante considerar a avaliação de informantes. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre a autoavaliação de adultos e a avaliação realizada por informantes quanto a sintomas psicopatológicos. A amostra deste estudo foi composta por 330 adultos com idades entre 18 e 59 anos que responderam a Adult Self-Report e 330 informantes preencheram a Adult Behavior Checklist. Foram utilizadas análises descritivas e inferenciais. Foi conduzido um Teste t para grupos independentes para comparar os resultados das escalas preenchidas pelo respondente e pelo informante. A magnitude das diferenças foi calculada a partir do tamanho do efeito (effect size) pelo d de Cohen. Também foi realizada uma análise de Coeficiente de Correlação de Pearson para investigar as associações entre as respostas das escalas. Os resultados deste estudo corroboram com as evidências de que a avaliação de sintomas psicopatológicos entre respondentes e informantes apresentam diferenças, podendo ser uma vantagem em um processo de avaliação e posterior subsídio para planejamento de tratamento. Conclui-se que, embora as informações oriundas de questionários de autorrelato sejam relevantes, é necessário considerar outras fontes de dados do quadro do sujeito, a fim de tornar o diagnóstico mais acurado.

Palavras-chave : autorrelato; avaliação de sintomas; escalas; psicopatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License