SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Associação entre autoavaliação e a análise de informantes sobre sintomas psicopatológicos em uma amostra adultaNovas experiências no exercício da parentalidade: o relato de filhas adolescentes em vivência de guarda compartilhada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

KNUST, Sérgio Ricardo Alves; SEIDL, Eliane Maria Fleury  e  FACAS, Emílio Peres. Riscos psicossociais em um departamento de taquigrafia legislativa federal: uma análise quantitativa. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 921-948. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.11.

Este estudo valeu-se da Psicodinâmica do Trabalho como referencial teórico. O objetivo consistiu em mapear riscos psicossociais presentes em um departamento de taquigrafia legislativa federal, a partir da investigação de características da organização do trabalho, dos estilos de gestão, do sofrimento patogênico e dos danos físicos e psicossociais decorrentes do trabalho. Para isso, buscou-se caracterizar quantitativamente esses riscos por meio da aplicação do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho - PROART - em 119 servidores efetivos desse departamento. Os resultados do PROART apontaram que há baixos riscos de sofrimento patogênico e de danos físicos e psicossociais, e risco médio em relação à organização prescrita do trabalho, com presença moderada dos estilos de gestão gerencialista e coletivo. O que caracterizou negativamente a organização do trabalho foram as características vinculadas à natureza das tarefas e ao relacionamento com a gestão, especialmente quanto à falta de transparência nas decisões e ao planejamento deficitário.

Palavras-chave : psicodinâmica do trabalho; avaliação de riscos psicossociais no trabalho; taquigrafia legislativa federal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License