SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Riscos psicossociais em um departamento de taquigrafia legislativa federal: uma análise quantitativaVivências de homens em situação de rua no sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

KOSTULSKI, Camila Almeida; ARPINI, Dorian Mônica  e  GOETZ, Everley Rosane. Novas experiências no exercício da parentalidade: o relato de filhas adolescentes em vivência de guarda compartilhada. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 949-975. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.12.

Este estudo busca problematizar, a partir do ponto de vista de filhas adolescentes, como seus pais compartilham as atribuições parentais na vivência de guarda compartilhada. Este artigo tem como objetivo compreender as relações de filhas adolescentes em vivência de guarda compartilhada com seus pais e mães. Para isso utilizou-se autores que abordam temáticas envolvendo família, guarda de filhos e o exercício da parentalidade, a partir de diferentes olhares como psicológico, jurídico e social, uma vez que, esses diferentes núcleos de conhecimento se relacionam com a temática do estudo, que é de cunho interdisciplinar. Resulta de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de um estudo de casos múltiplos. Integraram este estudo três famílias com filhas adolescentes, com vivência de guarda compartilhada, cujos pais foram clientes de um Núcleo de Assistência Judiciária. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a análise documental nos prontuários dos clientes da instituição referida, o preenchimento de um formulário com os pais e com as adolescentes e uma entrevista semidirigida realizada com as adolescentes. A análise dos dados foi feita através da técnica de casos cruzados. Os resultados apontam que as mães ainda são consideradas as principais responsáveis pelas filhas, entretanto, os pais mantiveram-se presentes também de forma afetiva, permitindo assim, o exercício da parentalidade. As considerações finais destacam o entendimento de que a parentalidade pode ser compreendida como uma experiência singularizada em cada um destes contextos familiares, que se caracterizam pela vivência de guarda compartilhada, sem a evidência de um padrão ou modelo estabelecido para tal experiência.

Palavras-chave : Parentalidade; Adolescentes; Guarda compartilhada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License