SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Novas experiências no exercício da parentalidade: o relato de filhas adolescentes em vivência de guarda compartilhadaAs relações entre a autocompaixão, a ansiedade social e a segurança social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

REIS, Tomás Collodel Magalhães  e  AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos. Vivências de homens em situação de rua no sul do Brasil. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 976-999. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.13.

O presente estudo objetivou compreender as vivências de homens em situação de rua no sul do Brasil. Participaram da pesquisa 12 homens, de uma capital do sul do Brasil, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado e questionário sociodemográfico numa instituição de apoio a pessoas em situação de rua. A utilização da análise temática permitiu a construção das seguintes categorias: 1. Trajetória de vida e a inserção no mundo das ruas, 2. Sentidos e significados referentes a pessoa em situação de rua, 3. Mudanças de vida, 4. O olhar da sociedade diante das pessoas em situação de rua, e 5. Relações com familiares e amigos. A trajetória de vida das pessoas em situação de rua é marcada pelo uso de álcool, drogas e conflitos familiares, o que repercute na discriminação e na percepção de humilhação e exclusão social. Isto provoca mudanças na vida referentes à falta de emprego, de moradia e o distanciamento das pessoas da família e de amigos. Os resultados podem subsidiar a construção de programas de atenção ao cuidado integral de pessoas em situação de rua, buscando resgatar os vínculos familiares e o desenvolvimento de projetos de vida para que possam gerar emancipação e o sentido de cidadania.

Palavras-chave : Pessoas em situação de rua; Pobreza; Vulnerabilidade social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License