SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Experiences of homeless men in southern BrazilFactors of Protection and Risk in functionality in adults and elderly disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

NONNENMACHER, Carlos Alberto Dorneles  and  PUREZA, Juliana da Rosa. As relações entre a autocompaixão, a ansiedade social e a segurança social. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 1000-1027. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.14.

A autocompaixão tem sido cada vez mais investigada e relacionada a indicadores de saúde mental e psicopatologia. Diferentes modelos conceituais foram utilizados nessa investigação, incluindo aqueles baseados em psicologia evolucionista e processos biopsicossociais. Este estudo teve como objetivo investigar as relações entre a autocompaixão, a ansiedade social e a segurança social. Utilizou-se pesquisa quantitativa, correlacional e transversal. A amostra foi composta por 290 brasileiros, selecionados por conveniência e que participaram da pesquisa online. Os procedimentos éticos foram seguidos e os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, à Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS), à Escala de Autocompaixão (SCS) e à Escala de Proximidade e Ligação com Outros para Adultos (EPLO). Os resultados evidenciaram correlações negativas entre os componentes de autocalor da autocompaixão com a ansiedade social e positivas com a segurança social. Em contrapartida, os componentes de autofrieza se correlacionaram positivamente com a ansiedade social e negativamente com a segurança social. Esses resultados são congruentes com modelos teóricos do estudo psicológico da compaixão e da ansiedade social. Assim, percebe-se a relevância da autocompaixão e da segurança social como elementos relacionados à saúde psicológica intrapessoal e interpessoal. Esses resultados possuem implicações às intervenções baseadas em autocompaixão e psicologia evolucionista.

Keywords : Autocompaixão; Ansiedade social; Segurança social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License