SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3As relações entre a autocompaixão, a ansiedade social e a segurança social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

MARQUES, Maria Andreia da Nóbrega; CUNHA, Felipe Augusto  y  BAPTISTA, Makilim Nunes. Fatores de Proteção e Risco na funcionalidade em adultos e idosos com deficiência. Contextos Clínic [online]. 2019, vol.12, n.3, pp. 1028-1052. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.123.15.

O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação da funcionalidade de adultos e idosos com fatores de risco e proteção (depressão, suporte familiar, religiosidade, motivos para viver e qualidade de vida). Este estudo foi de natureza transversal e realizado em uma amostra de 140 pacientes com deficiência física ou auditiva, atendidos em um centro de reabilitação. Foram utilizados os instrumentos Miniexame do Estado Mental, Questionário de Informações Pessoais e Clínicas, Escala Baptista de Depressão (Versão Hospital/Ambulatório), Inventário de Percepção de Suporte Familiar, Escala de Religiosidade da Duke, Escala de Ações de Autocuidado das Pessoas Idosas com Enfoque nas Atividades da Vida Diária (Básicas, Instrumentais e Avançadas), Escala de Motivos para Viver e Escala de Qualidade de Vida de Pessoa Idosa de Vitor. Em relação às análises de dados, foram realizados o teste t de Student, Correlação de Pearson e análise de regressão linear com método de reamostragem. Como principais resultados, a depressão e a qualidade de vida insatisfatória foram evidenciadas como fatores de risco capazes de predizer de forma significativa a funcionalidade. Também foram identificados a percepção de suporte familiar, religiosidade e motivos para viver como fatores de proteção capazes de ajudar na adaptação às respostas pessoais e favorecer atividades da vida diária. Esses resultados revelam a importância desses fatores na funcionalidade de pacientes, bem como no planejamento e acompanhamento da reabilitação de adultos e de idosos com deficiência.

Palabras clave : Deficiência; Sintomas depressivos; Qualidade de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License