SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Aspectos de personalidade e psicopatológicos no transtorno de acumulação de animais avaliado por meio do HTPAbandono do tratamento em psicoterapia: fatores sociodemográficos, institucionais e clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

OLIVEIRA, Brenda Lorrenne Dunga de; SALES, Hemerson Fillipy Silva; LIMA, Kaline da Silva  e  GALDINO, Melyssa Kellyane Cavalcanti. Adaptação da Escala de Ansiedade de Falar em Público (PSAS) para o Brasil. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 19-35. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.02.

O objetivo desse estudo foi adaptar a Escala de Ansiedade de Falar em Público (PSAS) para o contexto brasileiro. Para isso contou-se com uma amostra por conveniência de 667 estudantes universitários com idades entre 18 e 60 anos (M = 24,17; DP = 5,43), a maioria mulheres (70,5%). Em relação a evidência de validade, por meio de Análises Fatoriais Confirmatórias foram testados três modelos da PSAS (um fator, dois fatores e três fatores). Desses, apenas dois apresentaram índices de qualidade de ajuste aceitáveis. Uma ANOVA apontou o modelo de três fatores como o mais adequado. Quanto a validade convergente, correlações de Pearson mostraram associação moderada com outras medidas de ansiedade. Os resultados obtidos justificam o uso da PSAS no contexto brasileiro para fins de pesquisa.

Palavras-chave : ansiedade de falar em público; validade fatorial; validade convergente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License