SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Adaptação da Escala de Ansiedade de Falar em Público (PSAS) para o BrasilPromoção do vínculo afetivo entre mãe e recém-nascido pré-termo: percepções e ações de uma equipe multiprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ALVES, Sónia Pimentel; FONTE, Carla Alexandra  e  MARTINS, Libânia. Abandono do tratamento em psicoterapia: fatores sociodemográficos, institucionais e clínicos. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 36-59. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.03.

Apresenta-se um estudo cujo objetivo é analisar as diferenças em termos das variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas entre os clientes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico e os que se encontram noutra situação (alta, acompanhamento e encaminhamento). Para tal recorreu-se a uma amostra de conveniência de 68 indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos (M=40.3; DP=15.16), atendidos na consulta de adultos de uma clínica pedagógica de Psicologia. Os resultados evidenciam que os participantes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico são significativamente mais jovens; estão todos eles em situação de dívida em termos de pagamento para com a clínica; não apresentam tantos problemas de saúde; têm em média menos tempo de intervenção e têm em média menos sessões do que aqueles que se encontra noutra situação. Estes dados, ao permitirem traçar o "perfil" daqueles que abandonam precocemente a psicoterapia, possibilitam que o profissional possa ter em consideração variáveis sociodemográficas (e.g., idade), institucionais (e.g., tipo de pagamento) e clínicas (e.g., outros problemas de saúde, tempo de intervenção e número de sessões) que podem carecer de atenção clínica adicional.

Palavras-chave : abandono do tratamento; psicoterapia; interrupção do tratamento; dropout terapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License