SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Abandono do tratamento em psicoterapia: fatores sociodemográficos, institucionais e clínicosAssociação de sintomas psicopatológicos entre crianças e responsáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CANDATEN, Marilia Borba; CUSTODIO, Zaira Aparecida de Oliveira  e  BOING, Elisangela. Promoção do vínculo afetivo entre mãe e recém-nascido pré-termo: percepções e ações de uma equipe multiprofissional. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 60-85. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.04.

Conforme a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso - Método Canguru, a equipe de saúde deve priorizar a aproximação entre o recém-nascido e seus pais, minimizando os impactos da separação e favorecendo o fortalecimento dos laços afetivos. Esse estudo objetiva investigar as percepções e ações de uma equipe multiprofissional para a promoção do vínculo afetivo entre mãe e recém-nascido pré-termo (RNPT), em uma UTIN. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujo instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada realizada com 8 profissionais das diferentes áreas de uma equipe multiprofissional. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas conforme a análise de conteúdo categorial temática de Bardin. A equipe multiprofissional percebe que tem participação direta na vinculação afetiva entre mãe e recém-nascido pré-termo. As ações pautadas pelo Método Canguru, como: acolhimento, envolvimento materno no cuidado, comunicação e capacitação na qualificação do cuidado configuram-se como processos catalisadores na formação e fortalecimento do vínculo afetivo. Verifica-se a necessidade de aprofundamento teórico para além das necessidades fisiológicas iniciais do recém-nascido pré-termo, ou seja, é necessário qualificar as ações da equipe multiprofissional e estimular intervenções pautadas na formação e fortalecimento dos vínculos afetivos, compreendendo a base da constituição subjetiva dos sujeitos.

Palavras-chave : relação mãe-filho; recém-nascido pré-termo e de baixo peso; relações profissional-família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License