SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Promoção do vínculo afetivo entre mãe e recém-nascido pré-termo: percepções e ações de uma equipe multiprofissionalAnálise do comportamento aplicada: a percepção de pais e profissionais acerca do tratamento em crianças com espectro autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

HEINEN, Marina; SARTORETTO, Carolina Rolim  e  OLIVEIRA, Margareth Da Silva. Associação de sintomas psicopatológicos entre crianças e responsáveis. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 86-104. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.05.

Esse estudo teve como objetivo investigar a associação de sintomas psicopatológicos entre crianças e cuidadores. Este é um estudo quantitativo e transversal. Para a avaliação, utilizou-se o Child Behavior Checklist (CBCL/6-18) e o Adult Self-Report (ASR), inventários que avaliam aspectos clínicos e de funcionamento da criança e dos responsáveis, respectivamente. Participaram 70 adultos que preencheram ambos inventários. Os dados foram analisados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 24.0. Os sintomas avaliados basearam-se nas variáveis dos inventários. Os resultados apresentam correlação positiva entre as sintomatologias ansiedade/depressão, isolamento/depressão, problemas somáticos, problemas internalizantes, problemas externalizantes e total de problemas entre responsáveis e crianças. Houve discrepância na classificação dos escores entre adultos e crianças nas variáveis ansiedade/depressão e total de problemas. Percebe-se que houve correlação positiva entre a presença de sintomatologia psicopatológica dos cuidadores e a existência dos mesmos sintomas nas crianças. Esses achados vão ao encontro de estudos que apontam a importância de estudar o componente familiar como fator de risco para o desenvolvimento de sintomas de transtornos mentais na infância. Frente a isso, torna-se necessário considerar os fatores de proteção e risco ao avaliar e planejar o tratamento para o público infanto-juvenil.

Palavras-chave : avaliação de sintomas; psicopatologia; infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License