SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Análise do comportamento aplicada: a percepção de pais e profissionais acerca do tratamento em crianças com espectro autistaPerceptions of adoption support group members towards this experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

ROCHA, Isabela Silva; HUEB, Martha Franco Diniz  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. A vida (in)dizível: a escuta ativa de crianças em acolhimento institucional. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 125-151. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.07.

O acolhimento institucional é uma medida de caráter temporário que deve possibilitar à criança seu desenvolvimento e autonomia dentro de um ambiente seguro. Nesse processo, nem sempre é permitido à criança conhecer sua história de vida e construir uma narrativa própria. Movimento semelhante observa-se nas pesquisas sobre a infância, com pouco espaço para a manifestação da voz da criança. Este estudo teve por objetivo conhecer os sentimentos e as expectativas de crianças em acolhimento institucional. Trata-se de um estudo de caso coletivo sustentado na psicanálise winnicottiana, do qual participaram cinco crianças acolhidas e em processo de preparação para a adoção. Foram consultados os Planos Individuais de Atendimento e aplicadas a técnica de Observação Lúdica e o Procedimento Desenho-Estória com Tema (DE-T). Os dados foram analisados com base no Diagnóstico Compreensivo e na Livre Inspeção do Material. As expressões lúdicas, imagéticas e narrativas expressas pelas crianças revelaram a angústia relacionada tanto à espera pela adoção, como às vivências nesse contexto, identificado pela ausência afetiva e, muitas vezes, pela incerteza quanto ao futuro. Os resultados demonstram a relevância da escuta ativa dessas crianças como forma de viabilizar-lhes a expressão de sentimentos e ansiedades e possibilitar-lhes uma melhor transição para a família substituta.

Keywords : adoção (criança); institucionalização; criança institucionalizada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License