SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Análise do comportamento aplicada: a percepção de pais e profissionais acerca do tratamento em crianças com espectro autistaPercepções de participantes de um grupo de apoio à adoção acerca desta experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

ROCHA, Isabela Silva; HUEB, Martha Franco Diniz  y  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. A vida (in)dizível: a escuta ativa de crianças em acolhimento institucional. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 125-151. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.07.

O acolhimento institucional é uma medida de caráter temporário que deve possibilitar à criança seu desenvolvimento e autonomia dentro de um ambiente seguro. Nesse processo, nem sempre é permitido à criança conhecer sua história de vida e construir uma narrativa própria. Movimento semelhante observa-se nas pesquisas sobre a infância, com pouco espaço para a manifestação da voz da criança. Este estudo teve por objetivo conhecer os sentimentos e as expectativas de crianças em acolhimento institucional. Trata-se de um estudo de caso coletivo sustentado na psicanálise winnicottiana, do qual participaram cinco crianças acolhidas e em processo de preparação para a adoção. Foram consultados os Planos Individuais de Atendimento e aplicadas a técnica de Observação Lúdica e o Procedimento Desenho-Estória com Tema (DE-T). Os dados foram analisados com base no Diagnóstico Compreensivo e na Livre Inspeção do Material. As expressões lúdicas, imagéticas e narrativas expressas pelas crianças revelaram a angústia relacionada tanto à espera pela adoção, como às vivências nesse contexto, identificado pela ausência afetiva e, muitas vezes, pela incerteza quanto ao futuro. Os resultados demonstram a relevância da escuta ativa dessas crianças como forma de viabilizar-lhes a expressão de sentimentos e ansiedades e possibilitar-lhes uma melhor transição para a família substituta.

Palabras clave : adoção (criança); institucionalização; criança institucionalizada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License