SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A vida (in)dizível: a escuta ativa de crianças em acolhimento institucionalHomens Autores de Violência contra Mulher: Um Estudo Descritivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SCHMITT, Fabiana Müller; ARPINI, Dorian Mônica  e  KOSTULSKI, Camila Almeida. Percepções de participantes de um grupo de apoio à adoção acerca desta experiência. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 152-173. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.08.

Este estudo buscou conhecer a percepção dos participantes de um grupo de apoio à adoção (GAA) acerca desta experiência. A pesquisa teve caráter qualitativo e realizou-se através de entrevistas semidirigidas, as quais foram analisadas a partir da análise de conteúdo. Participaram do estudo oito integrantes de um grupo de apoio à adoção de uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstram que os pretendentes à adoção e pais adotivos buscam o grupo devido à necessidade de aprofundarem conhecimentos acerca da parentalidade adotiva, bem como para aliviarem a ansiedade despertada pelo processo. Além disso, os participantes evidenciaram que o grupo no qual o estudo foi realizado tem atuação na garantia dos direitos de crianças e adolescentes institucionalizados, mencionando a realização de diversos projetos e a busca pelo direito à convivência familiar. Assim, destaca-se que o grupo trabalha tanto em prol da parentalidade adotiva, quanto da construção de uma nova cultura da adoção. Por fim, as considerações finais apontam a importância de produzir novos conhecimentos na temática, uma vez que estes podem auxiliar no trabalho de preparação de pretendentes, pais, como também de todos os envolvidos no processo de adoção.

Palavras-chave : adoção; grupos de apoio; parentalidade adotiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License