SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Intervenções com Homens Acusados de Violência por Parceiro Íntimo: revisão Sistemática da LiteraturaFamílias e Atendimento Familiar no Contexto das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: Revisão Integrativa da Literatura* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CRUZ, Carolina Alves; SALES, Danilo de Oliveira; SOUZA, Letícia Silva de  e  BRANCO, Paulo Coelho Castelo. O Suicídio na Perspectiva das Psicologias Humanista, Fenomenológica e Existencial: Revisão Sistemática e Metassíntese. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 293-315. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.14.

Objetivamos analisar as produções científicas nacionais sobre o suicídio segundo as psicologias humanista, fenomenológica e existencial. Foi utilizado o método de revisão sistemática seguido de uma metassíntese qualitativa dos achados. Computamos 18 artigos categorizados e analisados conforme título, autoria, base de dados, periódico, ano de publicação, área de discussão, tipo de estudo, objetivos e resultados. Os resultados demonstram: proeminência de produções na Revista da Abordagem Gestáltica; concentração de publicações no PePSIC; aglomeração de produções na última década, em razão das políticas de prevenção ao suicídio; expressividade de produções filiadas à UFRN; concentração de estudos empíricos norteados pelo método fenomenológico e influenciados por Heidegger. Os achados foram sintetizados segundo: as relações entre psicopatologia e suicídio; os motivos e explicações sobre o suicídio; o pensamento fenomenológico-existencial acerca do suicídio; as práticas e intervenções humanista, fenomenológica e existencial no tratamento. Concluímos que os estudos consideram as tradicionais perspectivas biomédicas de pensamento e manejo do suicídio, contudo tentam repensar isso com base em lentes clínicas mais subjetivas e compreensivas.

Palavras-chave : suicídio; fenomenologia; psicologia humanista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License