SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The Suicide in the Perspective of Humanistic, Phenomenological and Existential Psychologies: Systematic Review and Meta-Synthesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

DAMASCENO, Luciana Maria  and  LORDELLO, Silvia Renata. Famílias e Atendimento Familiar no Contexto das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: Revisão Integrativa da Literatura*. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.1, pp. 316-337. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.131.15.

Os dispositivos legais preconizam a corresponsabilidade entre família e Estado no processo ressocializador do adolescente que cumpre medida socioeducativa. O presente artigo se trata de uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi investigar o estado da arte na literatura científica brasileira sobre o tema das famílias e do atendimento familiar, no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto, no período de publicação entre 2008 e 2018. Após a aplicação dos critérios de exclusão, o corpus final de análise foi composto por 16 artigos, revelando a carência de publicações científicas acerca das medidas socioeducativas em meio aberto. As principais temáticas relativas às famílias contempladas nos estudos foram: a influência das famílias na vida dos adolescentes; o atendimento familiar; a percepção das famílias sobre as medidas socioeducativas; a percepção dos adolescentes sobre suas famílias; a percepção dos profissionais sobre a própria prática e sobre as famílias. Estudos futuros foram recomendados com vistas a investigar estratégias capazes de incluir as famílias no processo de ressocialização e de promover o fortalecimento nas famílias de seu potencial protetivo. Acredita-se que o presente estudo possa contribuir ao trazer visibilidade para a questão do atendimento familiar no contexto do meio aberto.

Keywords : medidas socioeducativas; meio aberto; atendimento familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License