SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Análise da interação terapêutica em grupo: respostas de clientes diante de recomendações e solicitações de reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BACARO, Renata Fernanda; REIS, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos  e  GOMES, Andréa Kioko Sonoda. Sobre o início do tratamento: emoções do psicoterapeuta-aprendiz na clínica psicanalítica. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 340-364. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.01.

Durante a prática dos estágios em psicoterapia psicanalítica, os psicoterapeutas vivenciam a amplitude dos entrelaçamentos psíquicos, inerentes aos atendimentos clínicos. O presente estudo teve como objetivo identificar as vivências emocionais de psicoterapeutas-aprendizes nos atendimentos clínicos iniciais, realizados em um serviço-escola. Trata-se de uma pesquisa clínico-qualitativa, de caráter exploratório, com a utilização de fatos clínicos. Participaram nove psicoterapeutas-aprendizes, assim como os pacientes por elas atendidos. Os dados foram analisados por meio do referencial teórico psicanalítico. Como resultados foi possível identificar a presença das seguintes vivências emocionais nos primeiros atendimentos clínicos: angústia, insegurança, preocupação, raiva e satisfação. Estas, por sua vez, apresentam aspectos pertinentes, relacionados aos fenômenos contratransferenciais, apontando ainda para a importância de considerá-los em toda a complexidade de um trabalho cujo objeto de estudo é o inconsciente.

Palavras-chave : entrevistas preliminares; prática clínica; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License