SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2On initiation of treatment: emotions of apprentice psychotherapist in psychoanalytic clinicAttention bias in emotional faces in borderline personality disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

ALVES, Hans Werner; SANTOS, Deivid Regis dos  and  SOARES, Maria Rita Zoega. Análise da interação terapêutica em grupo: respostas de clientes diante de recomendações e solicitações de reflexão. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 365-390. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.02.

O estudo da interação terapêutica permite a descrição de como terapeuta e cliente se comportam e se influenciam durante as sessões. O presente estudo buscou analisar como clientes respondiam às intervenções dos terapeutas categorizadas como Recomendações (REC) e Solicitação de Reflexões (SRF) e outras variáveis relacionadas a essas categorias. Participaram cinco clientes (diagnosticados com Transtorno Bipolar) e dois terapeutas. Os dados foram obtidos por filmagens de três sessões e categorizados a partir do SiMCCIT. A análise dos trechos selecionados foi realizada de acordo com a presença das categorias REC ou SRF. Verificou-se quais categorias as antecediam e seguiam, direcionamento individual ou ao grupo e as respostas emitidas pelos clientes. Os resultados indicaram que, mesmo na modalidade de terapia de grupo, a maioria dos comportamentos das categorias REC e SRF foram individualmente direcionadas. Constatou-se que a diferença entre a frequência apresentada de SRF e REC foi pouco significativa. Percebeu-se a preocupação dos terapeutas em favorecer aos clientes o estabelecimento de relações entre eventos e desenvolvimento de maior autonomia. Observou-se alta receptividade das intervenções diretivas por parte dos clientes. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que investiguem a interação entre categorias que podem tornar os processos psicoterapêuticos mais efetivos.

Keywords : intervenção diretiva; psicoterapia de grupo; interação terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License