SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Sobre o início do tratamento: emoções do psicoterapeuta-aprendiz na clínica psicanalíticaViés atencional em faces emocionais no transtorno de personalidade borderline índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ALVES, Hans Werner; SANTOS, Deivid Regis dos  e  SOARES, Maria Rita Zoega. Análise da interação terapêutica em grupo: respostas de clientes diante de recomendações e solicitações de reflexão. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 365-390. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.02.

O estudo da interação terapêutica permite a descrição de como terapeuta e cliente se comportam e se influenciam durante as sessões. O presente estudo buscou analisar como clientes respondiam às intervenções dos terapeutas categorizadas como Recomendações (REC) e Solicitação de Reflexões (SRF) e outras variáveis relacionadas a essas categorias. Participaram cinco clientes (diagnosticados com Transtorno Bipolar) e dois terapeutas. Os dados foram obtidos por filmagens de três sessões e categorizados a partir do SiMCCIT. A análise dos trechos selecionados foi realizada de acordo com a presença das categorias REC ou SRF. Verificou-se quais categorias as antecediam e seguiam, direcionamento individual ou ao grupo e as respostas emitidas pelos clientes. Os resultados indicaram que, mesmo na modalidade de terapia de grupo, a maioria dos comportamentos das categorias REC e SRF foram individualmente direcionadas. Constatou-se que a diferença entre a frequência apresentada de SRF e REC foi pouco significativa. Percebeu-se a preocupação dos terapeutas em favorecer aos clientes o estabelecimento de relações entre eventos e desenvolvimento de maior autonomia. Observou-se alta receptividade das intervenções diretivas por parte dos clientes. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que investiguem a interação entre categorias que podem tornar os processos psicoterapêuticos mais efetivos.

Palavras-chave : intervenção diretiva; psicoterapia de grupo; interação terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License