SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Análise da interação terapêutica em grupo: respostas de clientes diante de recomendações e solicitações de reflexãoEsquemas iniciais desadaptativos como preditores de sintomatologia entre vítimas e não vítimas de violência no namoro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

VIVIAN, Fabielle Antunes  e  ARTECHE, Adriane Xavier. Viés atencional em faces emocionais no transtorno de personalidade borderline. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 391-423. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.03.

O transtorno de personalidade borderline (TPB) tem como uma característica principal uma dificuldade de relacionamento interpessoal. O viés atencional (VA) seria a locação diferencial a estímulos considerados ameaçadores em detrimento a estímulos neutros. Saber se as pessoas com TPB tem um processamento atencional enviesado frente a expressões faciais torna-se relevante para ajudar compreender a psicopatologia e dar foco em intervenções clínicas. OBJETIVO: Investigar VA em faces emocionais em pessoas com TPB na tarefa dot-probe utilizando o eye tracking. MÉTODO: Participaram n=12 pessoas com funcionamento de TPB (grupo clínico) e n=13 com depressão (grupo controle-clínico) que responderam a uma tarefa de dot-probe com faces emocionais nos tempos de 250ms e 1000ms. RESULTADOS: Houve diferenças no tempo de reação para a face emocional de raiva em 250ms, em que grupo clínico foi mais rápido para responder os ensaios do que grupo controle. Em relação ao eye tracking, houve diferenças de grupos, indicando que grupo controle olhou mais para os olhos das faces neutras do que o grupo clínico em ensaios incongruentes. CONCLUSÕES: Estudo sugere que há um VA para faces emocionais de raiva em pessoas com TPB em estágio de processamento automático. É sugerido intervenções terapêuticas específicas para TPB.

Palavras-chave : transtorno de personalidade borderline; faces emocionais; dot-probe; eye tracking; viés atencional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License