SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Attention bias in emotional faces in borderline personality disorderThe imaginary child in the context of waiting for adoption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

BORGES, Jeane Lessinger  and  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Esquemas iniciais desadaptativos como preditores de sintomatologia entre vítimas e não vítimas de violência no namoro. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 424-450. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.04.

Este estudo investigou como os esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) podem predizer o desenvolvimento de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em uma aamostra alargada de adolescentes vítimas de violência no namoro. Um total de 525 adolescentes, de 14 a 19 anos de idade, oriundos da região metropolitana de Porto Alegre/RS, participaram no estudo. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo de adolescentes vítimas (n = 396 adolescentes, 60,4% do sexo feminino, M = 16,67 anos de idade, DP = 1,18 anos) e não-vítimas (n = 129 adolescentes, 52,7% do sexo feminino, M = 16,50 anos de idade, DP = 1,23 anos). O Questionário de Esquemas para Adolescentes-Forma Breve, o Inventário de Conflitos nas Relações de Namoro na Adolescência e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes foram aplicados. Os resultados indicaram maior sintomatologia de depressão, ansiedade e sintomas de estresse entre as vítimas, em comparação com as não vítimas, e entre as meninas vítimas, em comparação com os meninos vítimas. Vítimas de violência no namoro apresentaram significativamente escores mais altos nos EIDs de Abandono, Desconfiança/abuso, Arrogo/grandiosidade, Autossacrifício, Busca por Aprovação, Negativismo/pessimismo e em Padrões Inflexíveis, quando comparadas ao grupo de não-vítimas. Para o grupo de vítimas do sexo feminino, regressões múltiplas indicaram que os EIDs explicam a variância dos sintomas de depressão (36%), ansiedade (28%) e estresse (26%). Para os adolescentes do sexo masculino, os EIDs também explicam a variância dos sintomas de depressão (43%), ansiedade (38%) e estresse (39%). Os resultados são discutidos a partir dos pressupostos da Terapia dos Esquemas. Implicações para políticas públicas e práticas de intervenção são consideradas.

Keywords : violência no namoro; saúde mental; teoria dos esquemas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License