SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Esquemas iniciais desadaptativos como preditores de sintomatologia entre vítimas e não vítimas de violência no namoroA cicatriz invisível: o ser mãe de bebês com fissura labiopalatina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SCHWOCHOW, Monique Souza; ALMEIDA, Maíra Lopes  e  FRIZZO, Giana Bitencourt. A criança imaginária no contexto de espera pela adoção. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 451-474. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.05.

O período anterior à chegada da criança na família adotiva é permeado por expectativas, incluindo o imaginário sobre a criança. O presente estudo investigou as representações maternas sobre a criança imaginária no contexto de espera pela adoção. Trata-se de um estudo de casos múltiplos em que participaram quatro mulheres que esperavam na fila de adoção. Os dados foram analisados através da Análise Temática e organizados a partir de três temas definidos previamente: (a) imaginário sobre características físicas; (b) imaginário sobre as características emocionais; e (c) imaginário sobre a relação mãe-criança. Observou-se que no primeiro tema surgiram questões raciais, enquanto no segundo tópico as participantes falaram sobre a representação de uma criança sofrida e/ou idealizada, sendo essa última baseada na apresentação de um comportamento calmo. Na relação com a criança, as participantes abordaram a necessidade de adaptação frente ao tornar-se mãe por adoção, apesar disso, suas perspectivas apontavam para interações positivas. Reconhecer a espera pela adoção como parte da transição para parentalidade faz-se primordial para saúde emocional dessas famílias. Este estudo contribui empiricamente para uma maior compreensão sobre as representações maternas da criança imaginária no contexto da filiação adotiva.

Palavras-chave : criança imaginária; adoção; pretendentes à adoção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License