SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A criança imaginária no contexto de espera pela adoçãoO encontro com o primitivo na UTI neonatal: contribuições da clínica winnicottiana a partir de um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

MELO, Cynthia de Freitas; MORAIS, Jaiana Cristina Cândido; ARAUJO NETO, João Lins de  y  FEITOSA, Shéridan de Moura. A cicatriz invisível: o ser mãe de bebês com fissura labiopalatina. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 451-474. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.06.

O diagnóstico de uma malformação como a fissura labiopalatina demanda cuidados com o bebê, mas também convoca atenção para a mãe que idealizava um filho esteticamente e funcionalmente perfeito. Diante dessa demanda, a presente pesquisa objetivou compreender o processo de tornar-se mãe de um bebê com fissura labiopalatina e a reelaboração do sentimento materno do "bebê-sonhado" para o "bebê-nascido". Foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que contou com a participação de dez mães de bebês com fissura, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado, cujos dados foram compreendidos por meio de análise lexical no Interface de R pour les Analyses Multimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). Os resultados mostram a reação das mães ao diagnóstico, o processo de aceitação do novo filho, a expectativa pela cirurgia e correção da malformação, as preocupações e dificuldades de adaptação às limitações do bebê e ao processo de tratamento. Conclui-se a importância de oferecer o diagnóstico precoce da malformação às mães desde a gestação e auxiliá-las na sua aceitação e no desenvolvimento de uma boa relação da díade mãe-bebê.

Palabras clave : fissura palatina; fenda labial; mães.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License