SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The invisible scar: the mother of babies with labiopalatin fissureCoping strategies of adolescents with cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

ESTEVES, Carolina Marocco  and  PICCININI, Cesar Augusto. O encontro com o primitivo na UTI neonatal: contribuições da clínica winnicottiana a partir de um estudo de caso. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 500-523. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.07.

O objetivo do presente estudo foi investigar os alcances e limites da clínica winnicottiana dos estágios primitivos, no atendimento de uma mãe primípara e sua filha nascida prematura. Foram realizados treze atendimentos durante a internação da bebê na UTI Neonatal. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso único. O material do caso foi organizado em forma de relato clínico e revelou que a mãe encontrava-se em um estado regressivo, que com a prematuridade da filha desorganizou-se ainda mais. A desintegração por parte da mãe, não permitia que ela conseguisse lidar bem com sua filha. Os atendimentos, baseados no holding e em uma escuta sensível auxiliaram a mãe a integrar-se mais e se aproximar da filha. Evidências indicaram a importância da escuta profissional sensível e atenta ao mundo psíquico da mãe, que contribuiu para a integração psíquica do bebê prematuro.

Keywords : prematuridade; clínica winnicottiana; maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License