SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A cicatriz invisível: o ser mãe de bebês com fissura labiopalatinaEstratégias de enfrentamento de adolescentes com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ESTEVES, Carolina Marocco  e  PICCININI, Cesar Augusto. O encontro com o primitivo na UTI neonatal: contribuições da clínica winnicottiana a partir de um estudo de caso. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 500-523. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.07.

O objetivo do presente estudo foi investigar os alcances e limites da clínica winnicottiana dos estágios primitivos, no atendimento de uma mãe primípara e sua filha nascida prematura. Foram realizados treze atendimentos durante a internação da bebê na UTI Neonatal. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso único. O material do caso foi organizado em forma de relato clínico e revelou que a mãe encontrava-se em um estado regressivo, que com a prematuridade da filha desorganizou-se ainda mais. A desintegração por parte da mãe, não permitia que ela conseguisse lidar bem com sua filha. Os atendimentos, baseados no holding e em uma escuta sensível auxiliaram a mãe a integrar-se mais e se aproximar da filha. Evidências indicaram a importância da escuta profissional sensível e atenta ao mundo psíquico da mãe, que contribuiu para a integração psíquica do bebê prematuro.

Palavras-chave : prematuridade; clínica winnicottiana; maternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License