SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O encontro com o primitivo na UTI neonatal: contribuições da clínica winnicottiana a partir de um estudo de casoPassos iniciais da adaptação ao Brasil de intervenção cognitivo-comportamental para idosos depressivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

CAMELO, Patrick da Silva  e  SOUSA, Alex da Silva. Estratégias de enfrentamento de adolescentes com câncer. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 524-547. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.08.

O câncer na adolescência é marcado por uma junção de crises. Para explicar como ocorre o enfrentamento desta doença utilizou-se o modelo cognitivo comportamental das estratégias de enfrentamento. O objetivo principal deste artigo é investigar quais estratégias de enfrentamento utilizadas por adolescentes em tratamento oncológico atendidos em um serviço especializado situado em um hospital de atenção terciária localizado em Fortaleza (Ceará, Brasil). Foi aplicada a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas juntamente com um Roteiro Sociodemográfico e de Consulta ao Prontuário com adolescentes na faixa etária de 14 a 19 anos. Os dados foram organizados e analisados através do software SPSS. Os resultados mostram que a média de idade é de 15,86 anos, com mais adolescentes do sexo masculino (53,33%) procedentes da capital (60%), e nível de escolaridade no ensino médio incompleto. A estratégia de enfrentamento mais empregada pelos participantes é a focalizada no pensamento religioso, componente ligado a comportamentos adaptativos dos pacientes que serve como um importante fator de proteção à saúde e a maiores níveis de resiliência. Os resultados mostram a necessidade de compreender mais sobre como funciona o aspecto religioso no enfrentamento do câncer e em como a psicologia pode atuar no fortalecimento das estratégias adaptativas.

Palavras-chave : adolescente; enfrentamento; psico-oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License