SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Coping strategies of adolescents with cancerQuality of life and prevalence of depressive symptoms in elderly women with chronic pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

FERREIRA, Heloisa Gonçalves  and  ALMEIDA. Passos iniciais da adaptação ao Brasil de intervenção cognitivo-comportamental para idosos depressivos. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 548-571. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.09.

A depressão em idosos é um grave problema de saúde pública no Brasil. Terapias cognitivas-comportamentais (TCC) são opções efetivas de tratamento, não existindo ainda um protocolo de TCC para tratar depressão em idosos brasileiros. Este estudo objetivou realizar os primeiros passos para adaptação ao Brasil do manual americano "Treating Late-Life Depression - a Cognitive-Behavioral Therapy Approach" que descreve intervenção cognitivo-comportamental baseada em evidências para tratar idosos depressivos. Realizou-se (1) tradução do manual do inglês para português; (2) revisões das traduções por especialistas; (3) incorporação dos feedbacks dos especialistas; (4) conferência de consenso com especialistas. As principais questões discutidas no processo foram: (1) tradução de termos técnicos da TCC; (2) adaptação de termos e expressões para a cultura brasileira; e (3) inserção de informações atualizadas. A versão final do manual contou com equivalência semântica, conceitual e cultural, sendo ainda necessário investigar a fidelidade, viabilidade, aceitabilidade, eficácia e efetividade do protocolo adaptado.

Keywords : psicoterapia; prática baseada em evidências; adaptação transcultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License