SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Passos iniciais da adaptação ao Brasil de intervenção cognitivo-comportamental para idosos depressivosSentidos subjetivos de pacientes idosos na hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SOVERAL, Caroline de Menezes  e  SILVEIRA, Michele Marinho da. Qualidade de vida e prevalência de sintomas depressivos em idosas com dor crônica. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 572-589. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.10.

Este estudo buscou avaliar a qualidade de vida e a prevalência de sintomas depressivos em idosas com dor crônica. Tratou-se de um estudo quantitativo de cunho transversal, descritivo e comparativo em que foram comparadas 65 idosas com dor crônica (grupo dor - GD) e sem dor crônica (grupo sem dor crônica - GSD) de um município da região norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Como instrumentos foram utilizados um questionário socioeconômico e de saúde, a escala de Medida de Dor Geriátrica (Geriatric Pain Measure - GPM), a escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e a escala de qualidade de vida WHOQOL-Bref. A prevalência de dor crônica foi de 52,3% e para estas idosas houve prevalência sintomas depressivos em 18,4%, já no grupo sem dor crônica 9,2% tiveram esses sintomas, mas não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Entretanto, pode-se concluir que por mais que a prevalência de sintomas depressivos seja baixa, as idosas com dor apresentaram menor satisfação com a qualidade de vida comparadas com as sem dor.

Palavras-chave : qualidade de vida; depressão; envelhecimento; dor crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License