SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Qualidade de vida e prevalência de sintomas depressivos em idosas com dor crônicaO simbolismo na tentativa de suicídio: uma pesquisa qualitativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

SILVA, Josilene Nunes da; TORRES, Juliana Carneiro  e  CASTANHA, Alessandra Ramos. Sentidos subjetivos de pacientes idosos na hemodiálise. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 590-617. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.11.

Muitos idosos com Doença Renal Crônica (DRC) são submetidos à hemodiálise. O tratamento acarreta modificações no cotidiano, além daquelas vividas na velhice. O objetivo do estudo foi analisar como a vivência com a DRC interfere nos sentidos subjetivos produzidos pelos idosos em hemodiálise. O estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado com 10 idosos em hemodiálise num hospital universitário. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico/clínico e entrevista semiestruturada. Os referenciais, metodológico e teórico, foram: a Análise de Conteúdo de Bardin e a perspectiva cultural-histórica de Gonzalez Rey. Os idosos tinham entre 60 e 83 anos: feminino (sete) e masculino (três); tempo de hemodiálise entre um ano e meio e 30 anos. Os aspectos sociodemográficos e clínicos demonstraram: a dependência do suporte familiar e a presença de comorbidades prévias à DRC. Categorias temáticas: Tratamento hemodialítico: sentidos subjetivos ambivalentes; Enfrentamento de contexto vivido: suporte familiar e espiritualidade; O "ser velho". A vivência com a DRC interferiu na produção de sentidos subjetivos dos idosos em hemodiálise através das repercussões no cotidiano, modificando os papeis sociais e os planejamentos para a vida, bem como acarretou sentimentos ambivalentes em torno do tratamento e sobre eles próprios.

Palavras-chave : idoso; envelhecimento; diálise renal; older adults; aging; renal dialysis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License