SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Subjective meanings of older patients on hemodialysisMarks of identity in the end of life care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

KANIGOSKI, Daiane Taís  and  ESCARIO, Silvana. O simbolismo na tentativa de suicídio: uma pesquisa qualitativa. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 619-642. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.12.

A presente pesquisa objetivou conhecer sobre possíveis manifestações de mensagens simbólicas das vítimas por meio da tentativa de suicídio. Empiricamente existe a suspeita de que há intenção de transmitir mensagens ou protestos, como em um espetáculo, por conta dos elementos escolhidos. Participaram da pesquisa seis pessoas em atendimento no Centro de Assistência Psicossocial - CAPS I, com uma ou mais tentativas de suicídio. Como instrumento da coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada. A coleta de dados ocorreu nas dependências do CAPS I, em encontros individuais. A análise foi fundamentada com material teórico específico, principalmente na teoria Junguiana ao abordar conceitos como projeção e símbolos. Os resultados indicaram que nos casos onde a vítima considerava alguém como responsabilizado pelo seu sofrimento, um dos elementos escolhidos pertencia a esta pessoa, buscando fazer com que ela se sinta culpada. O conflito com uma doença crônica foi expresso através da tentativa simbólica de cura e alívio. O sentimento de abandono foi manifesto no ato de se retirar do ambiente de convívio para executar a tentativa de suicídio.

Keywords : tentativa de suicídio; pesquisa qualitativa; simbolismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License