SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Marks of identity in the end of life careChild psychoterapy in the clinical setting: a systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

MERCOM, Luciana Nascimento  and  CONSTANTINIDIS, Teresinha Cid. Processos de trabalho e a saúde mental dos trabalhadores nos CAPS: uma revisão integrativa. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 666-695. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.14.

O trabalhador de saúde mental se encontra no centro da Reforma Psiquiátrica Brasileira, movimento que trouxe ampliação do questionamento das práticas e formas de relação estabelecidas com a loucura. Diante do contato deste profissional com o sofrimento e sua centralidade nas ações em saúde mental, este artigo objetivou verificar como a produção científica nacional tem discutido as principais questões que atravessam o processo de trabalho dos profissionais de saúde mental atuantes nos CAPS e os reflexos disto em sua saúde mental. Foi efetuada uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados on-line Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Pubmed de artigos publicados entre 2002 e 2019, resultando em uma amostra de 25 artigos. A revisão mostrou que os trabalhadores de saúde mental estão envoltos em um contexto desafiador, diante da tarefa de produzir atenção e cuidado em saúde mental segundo os preceitos da Reforma Psiquiátrica. Conclui-se que os impasses colocados na lida com a loucura, na falta de recursos e capacitação para lidar com determinadas situações, nas relações entre os profissionais, constituem situações que ocasionam sofrimento, desprazer e fontes de estresse. No entanto, o trabalho em saúde mental, para estes profissionais, constitui-se também como fonte de prazer e realização.

Keywords : profissionais de saúde mental; Centros de Atenção Psicossocial; processos de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License