SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Processos de trabalho e a saúde mental dos trabalhadores nos CAPS: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

BRITO, Rosa Angela Cortez; MONTEZUMA, Sarah; MELO, Anna Karynne  e  MOREIRA, Virginia. A psicoterapia infantil no setting clínico: uma revisão sistemática de literatura. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.2, pp. 696-721. ISSN 1983-3482.  http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2020.132.15.

A psicoterapia destaca-se como modalidade de atendimento à criança. Ressalta-se a importância de discutir sobre a psicoterapia infantil, pelo aumento da procura por esse serviço. Com o objetivo de reconhecer como a psicoterapia infantil tem sido conceituada e exercida, foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados BVS, Science Direct e SAGE Pubs, no período entre 2008 e 2018. Dos estudos encontrados, 67 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Constatou-se que a psicoterapia infantil vem se configurando como uma prática fundamental frente às demandas existentes, bem como um campo de produção científica e de práxis voltada às demandas em cada cultura. Verificou-se que as vivências infantis têm sido olhadas com mais cuidado e com uma compreensão mais abrangente nesse campo de atuação. Conclui-se que há abrangente discussão sobre os avanços da psicoterapia infantil, assim como a permanente necessidade de investigação e de aprimoramento.

Palavras-chave : psicologia clínica; psicoterapia; psicoterapia infantil; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License