SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Emotional processing in individuals with borderline personality disorder and with major depressive disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

COSTA, Cintia Maria Rosa Faria da  and  OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Codependência, problemas psicológicos e tempo de exposição a pais com histórico de dependência de substâncias psicoativas: apontamentos. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 724-739. ISSN 1983-3482.

O conceito de codependência é controverso, reportando-se a dificuldades psicológicas de familiares de dependentes de substâncias psicoativas, bem como abrangendo contextos de desestruturação familiar não associados à dependência dessas substâncias. A pesquisa teve por objetivo avaliar codependência e problemas internalizantes e externalizantes em adolescentes, filhos de pais com histórico de dependência a substância psicoativa, segundo sexo, e possível correlação entre codependência e tempo de exposição a esse membro da família, também segundo sexo. O estudo avaliou 30 adolescentes, de 13 a 18 anos, em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Com o uso da Escala Spann-Fischer de Codependência e do Youth Self Report, foi verificada forte correlação entre a codependência e problemas psicológicos nas meninas. Ademais, foi encontrada forte correlação positive entre codependência e exposição intermitente ao familiar dependente de substâncias psicoativas, para meninos da amostra. Para meninos e meninas, não houve correlação entre codependência e exposição contínua ao familiar dependente, o que sugere que a codependência transcende a mera presença da pessoa com histórico de dependência de substâncias psicoativas.

Keywords : codependência; adolescentes; inventário de auto avaliação para adolescentes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License