SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Processamento emocional em indivíduos com transtorno de personalidade borderline e com transtorno depressivo maior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

COSTA, Cintia Maria Rosa Faria da  y  OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Codependência, problemas psicológicos e tempo de exposição a pais com histórico de dependência de substâncias psicoativas: apontamentos. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 724-739. ISSN 1983-3482.

O conceito de codependência é controverso, reportando-se a dificuldades psicológicas de familiares de dependentes de substâncias psicoativas, bem como abrangendo contextos de desestruturação familiar não associados à dependência dessas substâncias. A pesquisa teve por objetivo avaliar codependência e problemas internalizantes e externalizantes em adolescentes, filhos de pais com histórico de dependência a substância psicoativa, segundo sexo, e possível correlação entre codependência e tempo de exposição a esse membro da família, também segundo sexo. O estudo avaliou 30 adolescentes, de 13 a 18 anos, em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Com o uso da Escala Spann-Fischer de Codependência e do Youth Self Report, foi verificada forte correlação entre a codependência e problemas psicológicos nas meninas. Ademais, foi encontrada forte correlação positive entre codependência e exposição intermitente ao familiar dependente de substâncias psicoativas, para meninos da amostra. Para meninos e meninas, não houve correlação entre codependência e exposição contínua ao familiar dependente, o que sugere que a codependência transcende a mera presença da pessoa com histórico de dependência de substâncias psicoativas.

Palabras clave : codependência; adolescentes; inventário de auto avaliação para adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License