SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Codependência, problemas psicológicos e tempo de exposição a pais com histórico de dependência de substâncias psicoativas: apontamentosRazões para a manutenção do laço conjugal diante de eventos críticos em casamentos longevos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

MESQUITA, Jacqueline La Rosa de  y  ARTECHE, Adriane Xavier. Processamento emocional em indivíduos com transtorno de personalidade borderline e com transtorno depressivo maior. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 740-761. ISSN 1983-3482.

No campo da saúde mental, deficiências no processamento emocional têm sido evidenciadas em várias psicopatologias. Este estudo quantitativo, com delineamento quase-experimental, teve como objetivo geral investigar o Processamento Emocional (Reconhecimento de expressões faciais emocionais e a Desregulação Emocional) em amostra de indivíduos com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB, n = 13) e com Transtorno Depressivo Maior (TDM, n = 20). Foi desenvolvida uma Tarefa de Reconhecimento de Faces especificamente para esta investigação. A tarefa consistiu na apresentação de 20 vídeos, de cinco segundos, com faces dinâmicas das emoções Alegria, Raiva, Medo, Tristeza e Faces Neutras. As hipóteses foram confirmadas parcialmente. Com relação ao reconhecimento de faces, no tempo de reação, o grupo TPB apresentou maior tempo de reação para as faces neutras com (p=0,014). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas quanto à acurácia. Os resultados apontam, também, que os indivíduos com TPB apresentam maior Desregulação Emocional, medida por autorrelato por meio da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS), do que o grupo TDM. A Desregulação Emocional nas subescalas da DERS apresentou diferença significativa entre grupos, apontando para maior Desregulação Emocional do TPB nas subescalas: Impulsos (p=0,001), Estratégias (p= 0,0009) e Clareza (p=0,0005).

Palabras clave : transtorno da personalidade borderline; transtorno depressivo maior; processamento emocional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License