SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Emotional processing in individuals with borderline personality disorder and with major depressive disorderCoparenting and mother's support network role in infant's digital media use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contextos Clínicos

Print version ISSN 1983-3482

Abstract

GRIZOLIO, Talita Cristina; SANTOS, Manoel Antônio dos  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Razões para a manutenção do laço conjugal diante de eventos críticos em casamentos longevos. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 762-785. ISSN 1983-3482.

O objetivo deste estudo foi conhecer como cônjuges engajados em relacionamentos de longa duração enfrentaram eventuais situações de crise conjugal e suas repercussões sobre suas concepções acerca da separação. Foram entrevistados 25 casais unidos, em média, havia 39,48 anos, com variação de 32 a 53 anos. A média de idade dos cônjuges foi de 64,06 anos, variando de 51 a 82 anos, todos provenientes de cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os participantes foram entrevistados individualmente e em díades por meio de dois roteiros distintos, totalizando 75 entrevistas. A análise temático-reflexiva resultou em três temas principais: 1) menções à possibilidade de divórcio; (2) eventos críticos deflagradores de reflexões sobre o divórcio; (3) justificativas para não se divorciar. A separação conjugal foi aventada em variados contextos, relacionada aos filhos, ao desgaste da relação, à rotina e aos conflitos inerentes à partilha da conjugalidade. A perspectiva de abandonar o casamento, contudo, na maioria dos casais entrevistados, foi superada por reflexões que envolviam aspectos socioculturais, a responsabilidade do casal para com a criação dos filhos e até mesmo os aspectos financeiros que poderiam impactar a vida de ambos os cônjuges pós-dissolução.

Keywords : relações conjugais; divórcio; matrimônio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License