SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Processamento emocional em indivíduos com transtorno de personalidade borderline e com transtorno depressivo maiorO Papel da coparentalidade e da rede de apoio materna no uso de mídias digitais por bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

GRIZOLIO, Talita Cristina; SANTOS, Manoel Antônio dos  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Razões para a manutenção do laço conjugal diante de eventos críticos em casamentos longevos. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 762-785. ISSN 1983-3482.

O objetivo deste estudo foi conhecer como cônjuges engajados em relacionamentos de longa duração enfrentaram eventuais situações de crise conjugal e suas repercussões sobre suas concepções acerca da separação. Foram entrevistados 25 casais unidos, em média, havia 39,48 anos, com variação de 32 a 53 anos. A média de idade dos cônjuges foi de 64,06 anos, variando de 51 a 82 anos, todos provenientes de cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os participantes foram entrevistados individualmente e em díades por meio de dois roteiros distintos, totalizando 75 entrevistas. A análise temático-reflexiva resultou em três temas principais: 1) menções à possibilidade de divórcio; (2) eventos críticos deflagradores de reflexões sobre o divórcio; (3) justificativas para não se divorciar. A separação conjugal foi aventada em variados contextos, relacionada aos filhos, ao desgaste da relação, à rotina e aos conflitos inerentes à partilha da conjugalidade. A perspectiva de abandonar o casamento, contudo, na maioria dos casais entrevistados, foi superada por reflexões que envolviam aspectos socioculturais, a responsabilidade do casal para com a criação dos filhos e até mesmo os aspectos financeiros que poderiam impactar a vida de ambos os cônjuges pós-dissolução.

Palavras-chave : relações conjugais; divórcio; matrimônio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License