SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Razões para a manutenção do laço conjugal diante de eventos críticos em casamentos longevosA relação entre o uso de jogos digitais online e sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

ROSA, Laura Canani da; PEDROTTI, Bruna Gabriella; MALLMANN, Manoela Yustas  y  FRIZZO, Giana Bitencourt. O Papel da coparentalidade e da rede de apoio materna no uso de mídias digitais por bebê. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 786-806. ISSN 1983-3482.

Cuidar de um bebê é uma tarefa complexa e, em meio a tantas outras demandas, poder contar com a ajuda de uma rede de apoio pode ser essencial às mães e aos pais. Porém, estabelecer combinações com a rede de apoio sobre como esse cuidado será realizado pode ser um desafio, principalmente no que se refere ao uso de mídias digitais. O objetivo do presente estudo foi investigar os processos de coparentalidade e a configuração das redes de apoio das mães que utilizam mídias digitais na rotina com seus bebês e das que não o fazem, além de suas possíveis influências no acesso dos bebês às mídias digitais. Participaram deste estudo 15 mães de bebês que tinham entre 3 e 24 meses. Oito mães relataram que não ofereciam mídias digitais aos seus bebês e 7 o faziam. A partir de análise temática, identificou-se que os avós dos bebês tanto eram a principal rede de apoio das mães, quanto foram a principal fonte de exposição dos bebês às mídias digitais. Apesar de a rede de apoio ser considerada uma alternativa ao uso de mídias, esta se configura como outra fonte de acesso dos bebês a elas, mesmo sem o consenso familiar.

Palabras clave : maternidade; práticas parentais; telas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License