SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O Papel da coparentalidade e da rede de apoio materna no uso de mídias digitais por bebêSintomas de hiperatividade e déficit de atenção em uma amostra de crianças escolares Brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

ROSA, Laura Marques da  e  SERRA, Rodrigo Giacobo. A relação entre o uso de jogos digitais online e sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 807-827. ISSN 1983-3482.

O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação do uso de jogos digitais online por crianças e adolescentes com sintomas de ansiedade, tendo em vista a relevância da temática na atualidade. Para tanto, após a aplicação de um questionário online em uma amostra de 50 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos de idade, estudantes de uma escola pública brasileira, foram utilizados instrumentos como um questionário de perfil elaborado pelos autores e a Escala de Transtornos relacionados à Ansiedade Infantil (SCARED) para a investigação da existência da associação do uso de jogos online e sintomas de ansiedade. Dos 50 participantes, 41 (82%) apresentaram sintomas de ansiedade e 42 (88%) fazem uso de jogos digitais online. Foi encontrada correlação negativa significativa entre o tempo de uso de jogos virtuais e sintomas de ansiedade (ρ = -0,526; p<0,01). Os resultados obtidos mostram que o uso de jogos digitais online é encorajado pelos sintomas de ansiedade, funcionando como uma estratégia de enfrentamento de esquiva dos sintomas ansiosos. Portanto, quanto mais tempo as crianças e adolescentes jogam, mais evitam situações potencialmente ameaçadoras e, dessa forma, apresentam menos sintomas ansiosos.

Palavras-chave : ansiedade; jogos digitais; crianças; adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License