SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A relação entre o uso de jogos digitais online e sintomas de ansiedade em crianças e adolescentesRelação entre pais e filhos adolescentes quanto ao uso das mídias digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Contextos Clínicos

versão impressa ISSN 1983-3482

Resumo

DIOGO, Millena Cardoso dos Santos; AKERMAN, Laila Pires Ferreira  e  BORSA, Juliane Callegaro. Sintomas de hiperatividade e déficit de atenção em uma amostra de crianças escolares Brasileiras. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 828-848. ISSN 1983-3482.

O objetivo do estudo é identificar sintomas de hiperatividade e déficit de atenção em uma amostra de crianças do Rio de janeiro e identificar diferenças dos níveis desses sintomas entre meninos e meninas, estudantes de escolas públicas e privadas e crianças de diferentes faixas etárias. Participaram 386 crianças em idade escolar entre sete e 13 anos (M= 9,46; DP= 1,34) de escolas públicas e privadas, sendo (n=214 meninas; n= 172 meninos). Os participantes responderam o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e os responsáveis ao Child Behavior Checklist (CBCL). Os resultados indicaram correlações positivas para problemas de atenção/emocionais e problemas de atenção/comportamentais, os meninos apresentaram níveis significativamente maiores nos problemas de atenção e problemas comportamentais, enquanto para problemas emocionais, não houve diferença entre os dois grupos. Ainda, não foram identificadas diferenças significativas nos sintomas de TDAH entre crianças de escolas públicas e privadas e crianças de faixas etárias distintas. Esses dados contribuem para uma compreensão mais ampla da relação entre TDAH e as demais variáveis envolvidas.

Palavras-chave : transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; crianças; problemas de comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License