SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Sintomas de hiperatividade e déficit de atenção em uma amostra de crianças escolares BrasileirasCoping e redes de apoio de casais sobreviventes ao câncer cervical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Contextos Clínicos

versión impresa ISSN 1983-3482

Resumen

PICCINI, Cristian Fátima; COSTA, Cristofer Batista da  y  CENCI, Cláudia Mara Bosseto. Relação entre pais e filhos adolescentes quanto ao uso das mídias digitais. Contextos Clínic [online]. 2020, vol.13, n.3, pp. 849-872. ISSN 1983-3482.

As mídias digitais (MD) desencadearam mudanças nas relações familiares e têm preocupado os pais devido ao uso excessivo e as dificuldades para supervisão dos filhos. O objetivo deste estudo foi investigar como as MD incidem na relação entre pais e filhos adolescentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva com 12 tríades (N=36), formadas pelo casal e o filho adolescente. Os participantes foram selecionados por conveniência, responderam um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os dados da entrevista foram submetidos à análise temática através da qual emergiram dois temas: (1) dinâmica relacional de pais e filhos acerca das MD: benefícios e riscos, e (2) estratégias utilizadas pelo subsistema parental no manejo das MD. Os resultados revelam que as MD são importantes mediadoras comunicacionais nas relações entre pais e filhos. As estratégias utilizadas pelos pais envolvem tentativas de controle e supervisão do uso que os filhos fazem das mídias e se associam à dinâmica relacional de condutas restritivas e pouco reflexivas entre os membros do sistema familiar. Portanto, dificuldades, benefícios e riscos no uso das MD podem ser indicativos de como as interrelações familiares ocorrem.

Palabras clave : relações pais-filho; adolescente; tecnologia da informação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License